Kawasaki Vulcan S 650: a custom que foge dos padrões

No Brasil, a Kawasaki Vulcan S 650 se destaca como a única motocicleta custom de média cilindrada disponível. No entanto, seu sucesso nas vendas não se deve apenas a esse fato. A Vulcan S apresenta atributos excelentes que a tornam digna de ocupar um lugar especial na sua garagem.

Com seu estilo New School, essa motocicleta redefine os padrões estabelecidos pela Kawasaki, atraindo especialmente um público jovem e descolado, que não se prende às tradições da velha guarda e prefere viver segundo suas próprias regras.

Venha descobrir mais sobre as características técnicas, design, tecnologia e outros detalhes da autêntica Kawasaki Vulcan S 650!

Motor e potência da Kawasaki Vulcan S 650

O motor da Vulcan S 650 é equipado com dois cilindros paralelos e uma capacidade de 650 cm³. Ele possui um cabeçote DOHC de oito válvulas, refrigeração líquida e sistema de injeção eletrônica. No entanto, a partir da versão 2016, sua potência foi reduzida de 72 cavalos para 61 cavalos a 7.500 rpm, enquanto o torque máximo é de 6,4 kgf.m a 6.600 rpm. A nova configuração dos comandos de válvulas prioriza o torque em baixas e médias rotações, melhorando as acelerações e retomadas.

Esse motor possui uma natureza agressiva e responde instantaneamente a qualquer comando do acelerador, proporcionando arrancadas vigorosas e muita diversão nas curvas. Isso se deve também ao câmbio de seis marchas, que é preciso e bem escalonado. As primeiras marchas são mais curtas, enquanto a última é mais longa, semelhante a um overdrive, o que privilegia as baixas rotações em viagens.

Ao manter uma velocidade constante de 100 km/h na sexta marcha, o motor gira a apenas 4.500 rpm, oferecendo uma condução tranquila e confortável. No entanto, ao acelerar com vigor, o motor responde imediatamente, sem a necessidade de reduzir marchas, o que contribui ainda mais para uma experiência de pilotagem suave e prazerosa.

Design e visual diferenciado

A custom Kawasaki Vulcan S 650 apresenta um estilo contemporâneo, combinando curvas sensuais com uma linha baixa e longa, além de elementos modernos que elevam sua forte personalidade. Seu design inclui um farol em formato de gota e rodas de liga leve com cinco raios largos, que adicionam um toque moderno. Essa combinação de elementos tradicionais e tendências atuais faz com que se destaque entre as motos estradeiras.

O painel também possui um visual belo e moderno, com um grande conta-giros analógico central e um display digital completo que fornece diversas informações. A mistura entre o estilo clássico e elementos modernos é o grande diferencial dessa motocicleta. Muitas peças apresentam acabamento em preto fosco em vez de cromado, e as rodas de liga leve proporcionam uma abordagem mais esportiva logo à primeira vista. O farol em formato de gota confere uma personalidade marcante a essa custom de origem oriental.

Chassi e freios

A Vulcan S 650 possui um chassi em aço tubular do tipo Diamond, proporcionando excelente rigidez. Sua geometria, mesmo com um ângulo de cáster mais aberto, não compromete as manobras em baixa velocidade no trânsito congestionado. Diferentemente de outras motos custom, que costumam ser maiores e mais pesadas, a Kawasaki Vulcan S é muito fácil de pilotar. Sua baixa altura do banco facilita ainda mais as manobras e permite que os pés alcancem o chão com facilidade. Apesar de pesar 228 kg em ordem de marcha, a agilidade é um dos seus pontos fortes.

A suspensão dianteira é composta por um garfo telescópico convencional, enquanto a traseira apresenta um monoamortecedor com sete ajustes na pré-carga da mola. A posição do amortecedor traseiro, deslocado para a direita da balança, confere um visual agressivo e distintivo. O funcionamento desse conjunto é superior ao de motos que possuem dois amortecedores na traseira, e a Vulcan S 650 responde bem a uma pilotagem mais esportiva.

Em relação aos freios, a motocicleta possui discos nas duas rodas e conta com a assistência eletrônica do sistema de freios ABS, garantindo uma distância de frenagem curta, apesar de ter um único disco na roda dianteira. O banco é amplo e muito confortável, mesmo em jornadas mais longas na estrada. No entanto, a garupa, como é comum em motos custom, pode ser afetada pelo tamanho reduzido do assento.

A ergonomia da Kawasaki Vulcan S 650

A Vulcan S 650 apresenta uma ergonomia típica das motos custom, com as pernas posicionadas um pouco mais à frente, porém, com um toque de esportividade. As pedaleiras do piloto são ajustáveis, permitindo um ajuste perfeito para diferentes biotipos e níveis de experiência do condutor. O assento baixo e o chassi estreito facilitam apoiar os dois pés no chão com facilidade, aumentando a confiança do piloto durante manobras em baixa velocidade.

O guidão é largo e espaçoso, proporcionando uma posição ereta e confortável para viagens, além de garantir uma pegada segura ao enfrentar curvas sinuosas. A pilotagem esportiva é emocionante, graças às altas rotações e ao potente ronco do motor. No entanto, as pedaleiras limitam um pouco as inclinações mais audaciosas. Mesmo assim, posso garantir que qualquer piloto que experimente a Vulcan S 650 descerá da moto com um largo sorriso no rosto.

O assento é confortável para o piloto, enquanto o espaço para a garupa é um pouco limitado. A regulagem dos manetes contribui para melhorar a ergonomia. Os punhos têm um design tradicional e são bem acabados. Um ponto a ser destacado é a falta de alças para o garupa e ganchos para amarrar bagagem, o que pode ser considerado uma omissão lamentável.

Em conclusão, a Kawasaki Vulcan S 650 é a escolha ideal para desafiar a noção de que as motos custom devem ser grandes, pesadas e difíceis de pilotar. Aos motociclistas que possuem essa ideia, convidamos a experimentar uma Vulcan e, muito provavelmente, rever seu conceito. Afinal, uma das principais virtudes dessa motocicleta é a sua agilidade e facilidade de pilotagem, independentemente do ambiente em que esteja, incluindo o tráfego intenso e congestionado. A Vulcan S possui uma dinâmica única e certamente surpreenderá aqueles que ainda não a conhecem.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp

Artigos Semelhantes