Quando se pensa em motocicletas custom, a primeira marca que geralmente vem à mente é a Harley-Davidson. E a Road King Special é uma daquelas motos que não apenas impressiona visualmente, mas também proporciona uma experiência sensorial única quando você tem a sorte de sentar sobre ela e controlar seu guidão.
A Road King Special é um verdadeiro ícone da Harley-Davidson, e após sua renovação, ela mantém suas principais características que melhoraram sua parte mecânica e ciclística. Seu design é impressionante e atrai olhares por onde passa. Já a potência de seu motor e sua estabilidade cativam aqueles que a pilotam, proporcionando sensações extremamente prazerosas.
Quer conhecer melhor a Harley-Davidson Road King Special? Aqui apresentaremos suas diversas características técnicas, além do visual marcante. Então, venha com a gente!
O motorzão da Harley-Davidson Road King Special
A Road King Special é impulsionada pelo poderoso motor Milwaukee Eight 114, um imenso V2 de oito válvulas refrigerado a ar. Ele tem uma impressionante capacidade volumétrica de 1.868 cm³ e incríveis 16,1 kgf.m de torque máximo, totalmente entregues ao asfalto a meras 3.250 rpm. Isso significa que, se você acelerar sem pensar duas vezes, provavelmente ficará sentado no chão, a menos que segure firmemente o guidão como indicado no manual do proprietário.
Com essa imponente máquina, é possível desfrutar de uma condução em baixas velocidades com marcha alta, apreciando o caminho e o vento. E, se necessário, sentir a sua capacidade de aceleração, sempre com uma resposta vigorosa, apenas girando o acelerador.
Esse motor recebeu melhorias que reduziram significativamente as vibrações em relação aos modelos anteriores. De acordo com a Harley-Davidson, o sistema de balanceamento e os coxins onde o motor é apoiado foram capazes de reduzir as vibrações em movimento em 75%. Embora ainda possam ser sentidas em marcha lenta, elas não chegam a distorcer a imagem do retrovisor.
A beleza imponente e exuberante
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/07/harley-davidson-road-king-special-1.jpg)
A Road King Special é verdadeiramente exuberante. Seu porte imponente e a beleza de suas linhas foram aprimorados com um acabamento em preto brilhante. A maioria dos detalhes apresenta um tom escuro, e essa versão totalmente na cor preta certamente chama a atenção de todos que a observam.
Embora o cromado tenha sido deixado de lado, a qualidade excepcional da pintura mantém o padrão de excelência reconhecido pela marca. Para a versão de 2022, foram adicionados recursos adicionais, como o assistente de partida em rampa (HHC) e o sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
Funcionalidades melhoradas
É evidente que a altura mínima do solo de 125 mm caracteriza a Road King Special como uma motocicleta baixa. Inclusive, a ampla distância entre eixos de 1.625 mm poderia sugerir que ela teria dificuldades em curvas fechadas. No entanto, não se engane: embora as plataformas de apoio para os pés do piloto possam tocar o chão em certas situações, elas são retráteis caso você exceda os limites. Isso exige uma abordagem cuidadosa nas curvas para evitar surpresas repentinas e a necessidade de corrigir a trajetória.
O curso limitado dos amortecedores não é capaz de suavizar completamente os impactos gerados pelos 366 quilos da Road King em ordem de marcha, apesar da capacidade de ajuste manual da pré-carga da mola. No entanto, as robustas bengalas dianteiras Showa de 49 mm com o sistema Dual Bending Valve (DBV) lidam bem com o desafio e absorvem melhor as imperfeições, especialmente com seu curso de 117 mm para a roda dianteira.
Chassi caprichado
Além de tudo isso, o conjunto trabalha em harmonia com o chassi de berço duplo em aço. Ele passou por aprimoramentos na versão mais recente, tornando o comportamento da moto mais estável nas curvas e previsível. As incômodas oscilações presentes nas versões anteriores, em que a traseira da moto parecia querer se destacar nas curvas, desapareceram. Agora, a moto permanece firmemente no trajeto, com movimentos mais suaves. Não é à toa que também pode entrar na lista de lenda das estradas.
A estabilidade do conjunto também foi aprimorada graças à roda dianteira de 19 polegadas e ao pneu com medidas 130/60 (na versão anterior, a roda dianteira era de 17 polegadas e calçada com pneu 130/80). Além disso, embora ambas as versões possuam rodas traseiras de 18 polegadas, a Road King Special atual apresenta pneu nas medidas 180/55, em comparação com 180/65 do modelo anterior.
Pneus mais baixos favorecem a estabilidade, principalmente em curvas, e poderíamos supor que comprometeriam o conforto, mas esse não é o caso. As elegantes rodas Prodigy de liga de alumínio desta versão são mais leves e contribuem para a agilidade da Road King Special. Além disso, acrescentam um visual mais atraente em comparação às rodas anteriores.
Freios mais seguros
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/07/harley-davidson-road-king-special-last-1024x576.jpg)
O sistema de freios da Road King Special é extremamente poderoso, composto por três discos de 300 mm de diâmetro. Esses discos são eficientemente mordidos por pinças Brembo, cujas mangueiras de alta performance do tipo aeroquipe a acompanham, além de contar com a assistência do sistema ABS, que inclui a função cornering. Isso permite que o freio atue mesmo com a moto inclinada, proporcionando maior segurança durante a pilotagem.
Também chamado de Reflex Brembo, o sistema de freios ainda possui integração eletrônica, o que significa que é capaz de distribuir a força de frenagem para equilibrar a motocicleta. Caso o freio traseiro esteja prestes a bloquear a roda e comprometer a estabilidade da frenagem, o sistema irá corrigir a força aplicada na pinça traseira, aumentando a atuação nos freios dianteiros, se necessário. Esse sistema oferece um ótimo feedback, com uma resposta inicial suave, mas uma progressividade notável, permitindo paradas rápidas e eficientes.
Em conclusão, a Harley-Davidson Road King Special é uma escolha excelente para os amantes de moto custom clássica com personalidade. Ela combina diversão e agilidade na estrada, podendo proporcionar uma dose generosa de endorfina, se assim desejar.
O investimento de R$ 130.400 vale a pena para aqueles que buscam uma experiência autêntica com a Harley, reconhecendo que ela não é uma motocicleta ideal para uso diário, mas sim para aventuras na estrada. Se o seu objetivo é percorrer grandes distâncias, a Road King Special é uma ótima opção para você estar bem equipado e desfrutar de uma experiência excepcional.