Honda Elite 125: a moto urbana, prática e econômica

Compacto, ágil e com um design moderno, o Honda Elite 125 é uma opção atraente para aqueles que procuram uma forma prática e econômica de se locomover pelas grandes vias urbanas, mas não querem uma Honda Biz. Tanto usuários iniciantes no mundo das motocicletas quanto pilotos mais experientes podem achar a Elite 125 é uma escolha interessante.

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O motor perfeito para cidades da Honda Elite 125

A Honda escolheu um motor monocilíndrico refrigerado a ar de 124,9 cm³ para impulsionar o Elite 125. Esse motor possui um comando único e duas válvulas, juntamente com um sistema de injeção eletrônica. Ele é capaz de entregar uma potência máxima de 9,34 cv a 7.500 rpm e um torque máximo de 1,05 kgf.m a 6.000 rpm. A transmissão é do tipo CVT automática, o que destaca a simplicidade dos scooters na pilotagem, especialmente para os menos experientes, já que basta acelerar e frear.

O conjunto mecânico responde rapidamente, permitindo boas arrancadas em semáforos e oferecendo vigor para ultrapassagens. Essa agilidade é atribuída à posição do bico injetor, que está próximo à válvula de admissão. Essa característica permite que o Elite 125 atinja sua velocidade máxima, limitada eletronicamente a 100 km/h, com relativa facilidade. Esse desempenho é interessante para o uso urbano, mas pode ser limitado para estradas de alta velocidade.

Design prático e confortável

O design do Honda Elite 125 é um de seus pontos fortes, apresentando linhas modernas com ângulos atraentes, lembrando a Honda PCX. Na parte dianteira, destaca-se o farol em LED, que proporciona uma ótima iluminação durante a noite, e os indicadores de direção posicionados nas laterais do escudo frontal. Na traseira, uma bela lanterna ocupa boa parte do conjunto, flanqueada por piscas convencionais.

O acabamento do Elite 125 é de bom nível, com peças bem encaixadas e sem rebarbas. O painel de instrumentos permanece o mesmo, com uma tela redonda de LCD com fundo escuro e informações de fácil leitura e contraste.

Apesar de dar a impressão de ser pequeno, assim que se sobe na moto, fica evidente que pilotá-la é extremamente agradável. A ergonomia é boa para o piloto, com o guidão posicionado a uma distância confortável. Isso permite que os braços e as pernas fiquem em uma posição adequada para a condução urbana.

O banco é macio e possui um formato e tamanho que se encaixam perfeitamente com a boa ergonomia do veículo. A capa de tecido aderente ajuda a manter o piloto firme no lugar. No entanto, um aspecto que deixa a desejar é a posição do garupa, uma vez que as pedaleiras são parte do assoalho e a posição das pernas não é muito natural.

Chassi e funcionalidades

O chassi do Honda Elite permanece inalterado, mantendo a estrutura underbone e suspensões tradicionais, com garfos telescópicos na dianteira e um amortecedor único na traseira, fixado na caixa de transmissão CVT. Suas rodas são pequenas, com 12 polegadas na frente e 10 polegadas atrás, equipadas com pneus de perfil alto nas medidas 90/90 e 100/90, proporcionando uma boa absorção de impactos causados pelos buracos das ruas.

O sistema de freio combinado (CBS) do Elite, composto por um disco na roda dianteira e um tambor na roda traseira, funciona de maneira eficiente e cumpre sua função com excelência.

Sob o banco confortável do Honda Elite 125, há espaço para armazenar um capacete aberto, e até mesmo um capacete integral, dependendo do modelo e do tamanho. Além disso, o Elite também possui um gancho no escudo frontal e dois porta-luvas abertos na parte dianteira, que são práticos para transportar pequenos objetos.

Em conclusão, a Honda Elite 125 é uma scooter de entrada com excelentes atributos para aqueles que estão ingressando no mundo das motocicletas e procuram um veículo para deslocamentos ágeis e econômicos nas cidades.

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