A recém-chegada Harley-Davidson Nightster S já está disponível oficialmente no Brasil e assume o papel de modelo de entrada da famosa marca americana.
Esta nova Harley-Davidson combina simplicidade com uma personalidade marcante, apresentando os característicos amortecedores duplos na traseira, uma altura de condução mais baixa e uma distância entre eixos reduzida. Sua chegada segue a esteira do impacto causado pelo lançamento da Sportster S no país este ano.
Hoje você irá descobrir tudo sobre a nova Harley-Davidson Nightster S, a recém-chegada porta de entrada à icônica marca no Brasil. Vem com a gente!
Tudo sobre o motor da Harley-Davidson Nightster S
Sem dúvida, a maior inovação reside no recém-desenvolvido motor Revolution Max, um V-twin refrigerado a líquido de 60 graus com 975 cm³ de cilindrada. Ele é oficialmente denominado Revolution Max 975T, que essencialmente representa uma ressurreição da essência de Milwaukee.
Equipado com comandos de válvulas no cabeçote e tuchos de válvulas hidráulicos, este motor entrega 89 cv a 5.750 rpm e 9,68 kgfm de torque a 5.750 rpm. Isso oferece um valor significativo para aqueles que estão se aventurando pela primeira vez na marca.
Este motor demonstra um gosto particular por operar na faixa de 4.000 rpm. Assim, sua operação se equilibra perfeitamente e a entrega de torque responde de forma suave e responsiva a diversas situações, seja na cidade ou nas estradas. Sua personalidade se assemelha mais à de uma motocicleta esportiva do que a de uma custom.
Ao contrário da Harley-Davidson Sportster S 2023, que possui duas velas de ignição por cilindro, o motor da Nightster conta com apenas uma vela por cilindro. Seus cabeçotes de quatro válvulas possuem comandos variáveis apenas nas válvulas de admissão, enquanto a Sportster S também apresenta variação nos comandos de escape.
A paixão e a adaptabilidade deste motor podem ser moldadas de acordo com suas preferências ou as demandas do terreno, graças aos três modos de potência pré-definidos (Rain, Sport e Road) e mais dois modos programáveis. Eles permitem ajustar os parâmetros de entrega de potência, freio motor e segurança, como o ABS e o controle de tração.
Pilotagem, desempenho e chassi

A Nightster oferece uma experiência de pilotagem verdadeiramente gratificante nas estradas. Ela destaca-se pela sua agilidade e precisão ao inclinar nas curvas, características que a distinguem dos modelos mais pesados. Seu chassi, conectado aos cabeçotes, é notavelmente rígido e ágil, inspirando confiança em todas as situações.
A suspensão é composta por um garfo convencional de 41 mm da Showa Dual Bending Valve na dianteira e um par de amortecedores com ajuste de pré-carga da mola na traseira. Na estrada, a Nightster oferece uma sensação luxuosa e confortável, de personalidade forte.
Quando você busca um estilo de pilotagem mais esportivo em estradas sinuosas, a suspensão se torna mais firme, respondendo de forma previsível com um alto nível de controle e compostura. As pedaleiras não são tão propensas a tocar o chão em comparação com outros modelos da marca.
A Harley-Davidson Nightster S também vem equipada com componentes de freio Brembo, incluindo discos de 320 mm na dianteira e 260 mm na traseira, ambos com assistência ABS. No entanto, é importante notar que o ABS pode ser bastante intrusivo em superfícies escorregadias, muitas vezes parecendo prolongar a distância de frenagem nessas condições.
Visual, ergonomia e combustível
Uma característica distintiva do novo design é o tanque aparente com linhas mais retas e uma orientação mais horizontal. Porém, sob essa estrutura encontra-se a caixa de ar responsável por alimentar a injeção eletrônica e os cilindros do motor.
O verdadeiro tanque de combustível, com capacidade para 11,7 litros, encontra-se estrategicamente posicionado sob o banco, contribuindo para abaixar o centro de gravidade da motocicleta. Como resultado, isso aprimora significativamente sua agilidade em termos de comportamento dinâmico. Vale ressaltar que, com uma média de consumo de 18 km/l, é importante ficar atento ao abastecimento, pois, dependendo do estilo de pilotagem e da intensidade, a autonomia total pode ser inferior a 100 km.
O banco da Harley-Davidson Nightster S é baixo, medindo apenas 715 mm de altura em relação ao solo, o que facilita o apoio de ambos os pés no chão durante manobras em baixa velocidade. Além disso, o sistema de escape, com um acabamento preto acetinado, segue um formato tipo 2 em 1. Isso a diferencia de outros modelos Sportster, que geralmente possuem dois escapes separados.
O novo painel e a tradicional iluminação da Harley-Davidson Nightster S

Uma inovação notável é o painel TFT de 4 polegadas, controlado manualmente através dos punhos. Isso permite que você ajuste os modos de pilotagem e explore as opções de infotainment disponíveis quando conectado a um smartphone e fones de ouvido equipados com Bluetooth.
Por outro lado, um elemento que preserva a tradição é o diminuto farol redondo equipado com luzes LED de excelente capacidade de iluminação. Os indicadores de direção e a luz traseira também adotam essa tecnologia de LED.
Em conclusão, a Harley-Davidson Nightster S é uma motocicleta que combina a tradição e a inovação de forma impressionante. Com seu novo motor Revolution Max, agilidade nas curvas, design marcante e recursos modernos como o painel TFT, ela oferece uma experiência de pilotagem emocionante e versátil. Seja para viagens tranquilas ou aventuras mais esportivas, a Nightster S demonstra a capacidade da icônica marca americana de evoluir e continuar a cativar os amantes das motocicletas em todo o mundo.