No passado, muitas pessoas tinham um pé atrás com as fabricantes chinesas de motos. Contudo, hoje em dia, quem entende do assunto sabe bem como elas vêm se destacando globalmente com produtos de alta qualidade, tecnologia avançada e preços competitivos. Uma das que mais chamam atenção no momento é a QJ Motor, que infelizmente ainda não podemos chamar carinhosamente de QJ Motor Brasil, mas hoje nós vamos sonhar um pouco!
Fique por aqui e descubra mais sobre a história da marca, suas conquistas e quais modelos nós achamos que seriam perfeitos para uma eventual concessionária QJ Motor Brasil! Vem com a gente!
Quem é a QJ Motor e por que ela já é grandiosa?
A empresa foi fundada em 1985, na província de Zhejiang, no leste da China, e cresceu rapidamente. Atualmente, é uma gigante que exporta suas motos para mais de 130 países e é até responsável pela renomada marca italiana Benelli.
Além disso, faz parte do Geely Group, junto com empresas como Volvo, Lotus e Zeekr. Inclusive, apesar desse poderoso grupo conter marcas mais tradicionais em seu escopo, ele está investindo fortemente em lançamentos da QJ Motor, particularmente na Europa.
Um dos motivos para isso é que a empresa chinesa oferece uma ampla gama de motos, incluindo scooters, motos acessíveis de baixa cilindrada para uso diário, motos elétricas, nakeds de pequena cilindrada, motos custom, big trails e até esportivas de quatro cilindros.
4 modelos perfeitos para uma sonhada QJ Motor Brasil
Enquanto a marca ainda não tem previsão de chegada no mercado brasileiro (vamos torcer para isso mudar em breve), nós selecionamos alguns dos modelos que poderiam se tornar queridinhos dos pilotos brazucas e que já fazem sucesso lá fora. Confira a seguir:
1- QJ Motor SRK 600 RR: a superesportiva tecnológica
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/11/qj-motor-srk-600-rr-2023-1024x614-1.jpg)
Um dos aspectos mais notáveis da QJ Motor SRK 600 RR é a incorporação de um sistema de freios ABS da renomada Bosch, acompanhado pela estreia da tecnologia de controle de estabilidade em curvas, um recurso inovador na marca. Essa combinação de segurança e desempenho promete elevar a experiência de pilotagem a um novo nível, oferecendo aos entusiastas uma sensação de confiança e controle sem precedentes em uma moto desse segmento.
O motor desta 600 cilindradas produz robustos 81 cv a 11.000 rpm e um torque máximo de 5,0 kgf.m a 10.500 rpm. Com essas características de fábrica, a SRK 600 RR se mostra pronta para enfrentar desafios tanto nas pistas quanto nas estradas do dia a dia.
2- SRT 700 X: alto desempenho com conforto
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/11/QJ-Motor-SRT-700-X.jpg)
Se você curte uma supermoto poderosa, versátil, confortável e com um preço acessível, a SRT 700 X pode ser a motocicleta perfeita para suas necessidades. Equipada com um motor robusto de 698 cc, transmissão de seis velocidades, suspensão invertida, sistema de freios ABS e um design moderno e atraente, a SRT 700 X tem ganhado cada vez mais admiradores no mercado europeu.
Além do seu desempenho impressionante, a SRT 700 X também oferece conforto e um design contemporâneo. Seu assento amplo e acolhedor possibilita que o piloto e o passageiro desfrutem de viagens longas sem desconforto. Além disso, o guidão é ajustável, permitindo ao condutor personalizar a posição de pilotagem de acordo com suas preferências.
3- SRV 300: a custom acessível
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/11/QJ-MOTOR-SRV-300-NEGRA-1024x607.jpg)
Sem dúvida, um dos segmentos mais carentes no mercado de motos brasileiro é o das custom de pequeno e médio porte. É nesse cenário que a SRV se destaca, oferecendo um visual que evoca as icônicas Harley Sportster em um pacote compacto e acessível, que certamente chamaria atenção em uma loja da QJ Motor Brasil.
A motocicleta custom vem equipada com um motor de 2 cilindros em V, com 296 cc e sistema de refrigeração líquida. Essa unidade de força produz respeitáveis 30 cv de potência e 2,7 kgf.m de torque, trabalhando em conjunto com uma transmissão de 6 velocidades. As rodas têm tamanhos de 16″ e 15″ e estão calçadas com pneus sem câmara de 120/80 na frente e 150/80 na traseira. Os freios são a disco, com suporte de sistema ABS.
4- QJ Motor OAO Pro: a nova moto elétrica esportiva
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/11/QJMotor-OAO-Pro-4-1024x576.jpg)
Lançada há poucos meses no mercado chinês, a nova moto elétrica esportiva da QJ Motor está equipada com uma bateria de íons de lítio que oferece uma impressionante autonomia de 170 quilômetros. Esta bateria tem uma capacidade de 72 V e 90 Ah, o que se traduz em aproximadamente 6,5 kWh de energia.
Além de sua capacidade de recuperar energia durante a frenagem, a marca também afirma um notável torque de até 66,2 Nm, permitindo que a moto acelere de 0 a 50 km/h em apenas 2,5 segundos. A QJ Motor OAO Pro ostenta uma potência máxima de cerca de 14 cv, possibilitando à motocicleta atingir velocidades de até 105 km/h.
Apesar de ser uma motocicleta elétrica, o destaque aqui é que ela mantém a experiência emocionante das motos esportivas convencionais, com a presença de 4 marchas e uma alavanca de embreagem.
Outras motos chinesas que fariam sucesso no Brasil
Além dos modelos citados que poderiam se encaixar perfeitamente na (futura) QJ Motor Brasil, existem ainda outras empresas chinesas com ótimas opções de motos que ganhariam os corações dos pilotos brasileiros. Veja alguns exemplos abaixo:
- Kove 450RR: o motor dessa esportiva é um monocilíndrico de 450cc, com refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível. Ele pode gerar potência máxima de 52 cavalos a 9.000 rpm e torque máximo de 4,8 kgf.m a 7.500 rpm. Além disso, a moto tem uma transmissão de seis marchas, que permite uma condução suave e precisa.
- Cyclone RX401: essa trail oferece uma experiência de pilotagem emocionante tanto em estradas pavimentadas quanto em terrenos acidentados. Seu motor de 401 cc cilindradas proporciona uma aceleração suave e responsiva, permitindo ultrapassagens seguras e rápidas.
- Voge 525 R: representa a próxima geração de motocicletas naked chinesas, oferecendo um conjunto impressionante de características, desempenho excepcional e um design marcante.
Qual das motos da nossa utópica QJ Motor Brasil você mais gostaria de ver por aqui?