A Ducati Streetfighter V4S ostenta o título de hypernaked mais exótica e veloz da atualidade, fruto da visão de uma das fabricantes mais icônicas, vitoriosas e respeitadas da Europa.
Esta parente da Ducati Multistrada V4 S é marcada por sua natureza radical e impetuosa, exibindo com orgulho linhas extremamente sensuais e até mesmo asas. Sua estética é despojada e simples, talvez até em excesso, mas seus atributos não só cativam aqueles que buscam uma moto para o uso diário, como também aqueles que desejam explorar sua radicalidade nas pistas de corrida.
Hoje você vai descobrir tudo sobre a inovadora e marcante Ducati Streetfighter V4S, a hypernaked que já chegou causando!
A nova ergonomia da Ducati Streetfighter V4S
A mais recente iteração da Streetfighter V4 tem como base a renomada plataforma da Panigale V4, uma Superbike aclamada como a mais radical de todos os tempos, com um histórico vitorioso no campeonato mundial de motovelocidade. A Panigale conquistou diversas vitórias consecutivas em várias etapas, estabelecendo-se como praticamente insuperável diante das concorrentes.
A principal distinção desta nova Streetfighter em relação à Panigale reside na ergonomia. Seu guidão largo e plano, combinado a um assento amplo e confortável, proporciona uma disposição intuitiva de controles, com pedais e alavancas ajustáveis. Assim, atendendo às expectativas de uma máquina de alto desempenho.
A posição de pilotagem foi aprimorada para oferecer maior conforto, com pedaleiras posicionadas 20 mm mais baixas, resultando em uma postura menos radical. Assim, a moto mantém seu caráter esportivo sem sacrificar o conforto do piloto.
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Ducati-Streetfighter-V4S-design.jpg)
Motor e performance arrasadora
O que verdadeiramente cativa na Ducati Streetfighter V4S é o motor V4 de 1.103 cm³ proveniente da Panigale, apresentando uma ordem de disparo excêntrica e um virabrequim giratório para trás. Uma tecnologia diretamente inspirada da MotoGP.
Com uma potência declarada de 208 cavalos a 12.750 rpm e um torque de 10,4 kgf.m a 11.500 rpm, a Streetfighter V4S se destaca como a nova soberana de potência nas ruas. No entanto, além dos números impressionantes, o que mais me encantou ao pilotar esta naked italiana foi o som do motor.
Em marcha lenta, o motor emite um ronco encorpado, e ao tocar levemente no acelerador, ele responde rapidamente, disparando o giro até atingir as 14.500 rpm. Em rotações mais baixas, o som do escapamento é profundo e levemente embaralhado. Mas ao levar as rotações ao limite, o rugido se assemelha ao de uma fera rugindo estrondosamente.
Um detalhe fascinante é que esta Ducati mantém um desempenho suave e livre de solavancos em rotações mais baixas, graças ao funcionamento suave e sem vibrações do motor V4, em comparação com os motores V2.
O lado eletrônico cheio de praticidade
As opções e configurações eletrônicas da Ducati Streetfighter V4S são extremamente abrangentes, permitindo que pilotos de diversos níveis encontrem uma configuração excelente para a moto. O menu do painel TFT, herdado da sua irmã carenada, é acessado e controlado pelos dois interruptores no punho esquerdo. Isso permite que o piloto alterne entre os três modos de condução (Street, Sport e Race), ajuste o freio motor, controle de largada, faça a calibração do ABS após a troca de pneus e até escolha a cor da luz de fundo do painel.
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Ducati-Streetfighter-V4-S-3-600x400-1.jpg)
Sobre mais atualizações, a versão “S” vem equipada com suspensão Ohlins semiativa, o que significa que o amortecimento também pode ser ajustado eletronicamente. É possível realizar ajustes em milésimos de segundo durante a condução para oferecer a melhor configuração das suspensões conforme a necessidade. Para facilitar a ideia de ajuste da suspensão para os menos experientes, o piloto pode optar entre os modos “desempenho” e “conforto”. O sistema ABS oferece diferentes níveis, sendo menos intrusivo no modo “desempenho” e mais voltado para a “segurança”.
O novo painel, idêntico ao da Panigale, não apenas é funcional e visualmente atraente, mas também contribui para transformar a Streetfighter em uma motocicleta de trackday ainda mais refinada, responsiva e fácil de pilotar em um ritmo elevado. Após um curto período de treinamento, parece que você já está familiarizado com ela há muito tempo.
O quadro e a pilotagem da Ducati Streetfighter V4S
Ambos os modelos, tanto o base quanto o S, da Streetfighter V4S compartilham a mesma configuração de freios. Apresenta pinças radiais Brembo Monobloc Stylema M4.30 de quatro pistões, discos dianteiros de 330 mm, ABS ‘EVO’ em curva. E um disco traseiro de 245 mm com pinça de 2 pistões. A sensação na alavanca ajustável e a eficácia das pinças Stylema formam uma combinação sublime. A estabilidade é notável, a capacidade de frenagem é impressionante, e o novo tanque de combustível maior permite que você permaneça no assento com menos esforço.
Os freios recebem apoio do excelente ABS EVO em curva, além do novo Controle de Freio Motor EVO 2, que oferece três níveis. Agora, a frenagem do motor é controlada com monitoramento do ângulo de inclinação, marcha e acelerador.
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Ficha-tecnica-da-Ducati-Streetfighter-V4S.jpg)
Em síntese, a Ducati Streetfighter V4S emerge como uma expressão sublime de desempenho e estilo na categoria das hypernakeds. Com um motor V4 impressionante, eletrônica avançada, configuração de freios de alta qualidade e design apaixonante, a V4S oferece não apenas potência deslumbrante, mas uma experiência de pilotagem refinada e emocionante. Seu equilíbrio entre agressividade e conforto, aliado aos detalhes meticulosos de sua construção. Isso consolida sua posição como uma máquina de excelência, conquistando admiradores tanto nas ruas quanto nas pistas. A Ducati Streetfighter V4S personifica a busca incessante por uma performance excepcional e uma estética arrebatadora.