A Yamaha acaba de liberar no Brasil a pré-venda de sua nova moto esportiva: a R15. Ela chega para expandir a linha R series, que no mercado brasileiro era representada pela R3. A ideia é que a Yamaha R15 sirva como uma nova porta de entrada para o universo das motos esportivas.
Com design moderno e tecnologia de ponta, o modelo promete ser uma das principais opções para quem busca uma moto ágil, potente e elegante. Não deixe-se enganar pelo seu tamanho, pois ela é poderosa!
A seguir iremos apresentar as principais informações técnicas e gerais liberadas pela marca sobre a Yamaha R15. Leia tudo até o final para descobrir as características impressionantes da nova pequena esportiva!
Design e visual da Yamaha R15
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/06/yamaha-r15-design.png)
A Yamaha R15 possui um design muito semelhante ao de sua irmã mais poderosa, a R3, e até mesmo às motos da Yamaha na MotoGP, com linhas ousadas e uma carenagem que ressalta sua proposta esportiva e garante uma excelente aerodinâmica. Em resumo, seu charme rivaliza até com outra queridinha da marca, a Yamaha Factor 150 ED UBS.
Assim como outras motos esportivas da Yamaha, a R15 utiliza semiguidões fixados na extremidade superior dos amortecedores dianteiros. Tanto as pedaleiras do piloto quanto as do garupa são feitas de alumínio e estão posicionadas de maneira a evitar desconforto nas pernas, mantendo-as estendidas.
Chassi
A Yamaha R15 utiliza o conhecido quadro Deltabox, com um entre-eixos de 1.325 mm. A altura em relação ao solo é de 170 mm, e o peso da moto em ordem de marcha é de 141 kg.
Quanto ao sistema de suspensão, a nova Yamaha R15 apresenta tubos de 41 mm na suspensão dianteira, os mesmos utilizados na Fazer FZ25. Na parte traseira, possui uma balança monocross com curso de 97 mm. As rodas são de 17 polegadas e estão equipadas com pneus nas medidas 100/80 e 140/70, respectivamente.
Motor e potência
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/06/yamaha-r15-potencia-1024x576.jpg)
No Brasil, a Yamaha R15 possui um motor inovador e exclusivo, com apenas um cilindro e capacidade de 155 cc. Esse motor é refrigerado a líquido e possui um sistema de comando de válvulas variável. Ele produz uma potência de 18,8 cavalos a 10.000 rpm e um torque de 1,5 kgfm a 8.500 rpm, trabalhando em harmonia com uma transmissão de 6 marchas.
Tecnologia e iluminação
Por ser uma pequena esportiva, ela possui um pacote de recursos que inclui farol e lanterna em LED, um painel digital com iluminação em LED e fundo branco, além de um shift light, que é uma luz que indica o momento ideal para a troca de marchas. A moto também possui um assento bipartido e um tanque com capacidade para 11 litros de combustível.
Freios
No sistema de freios, a R15 está equipada com discos em ambas as rodas, como também é o caso da Yamaha Fazer 150. Na roda dianteira, há um disco de 282 mm com pinça de pistão duplo, enquanto na roda traseira existe um disco de 220 mm com pinça de pistão único. Um recurso inovador para o segmento é a presença do sistema ABS, que está presente em ambas as rodas da moto.
Lançamento brasileiro da Yamaha R15
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/06/yamaha-r15-1.jpg)
A Yamaha R15 só estará disponível nas concessionárias da marca a partir de novembro, com três opções de cores: azul metálico, prata fosco e preto metálico. Inclusive, o preço sugerido é de R$ 18.990 (sem frete). No entanto, como mencionamos, os consumidores já podem realizar a pré-venda online, contanto que adiantem R$ 2.000 do pagamento.