A BMW, fabricante alemã de motocicletas, lançou a edição limitada R 1250 GS Ultimate Edition, composta por apenas 2.100 unidades. Com um estilo Triple Black, a moto apresenta pacotes estéticos Shadow I e Shadow II, além de acabamento personalizado e exclusivo. E o que isso tem a ver com a R 1300 GS?
A Ultimate Edition combina as características de todas as versões anteriores, sendo considerada um modelo “definitivo”. No entanto, esta pode ser a última edição da BMW R 1250 GS, já que a marca lançará a nova R 1300 GS. Ela, por sua vez, vem com diversas melhorias tecnológicas para atender às normas de ruído e emissões Euro 5, que entram em vigor a partir de 2024.
![BMW R 1250 GS Ultimate Edition](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/05/BMW-R-1250-GS.jpg)
BMW R 1300 GS vs R 1250 GS: características e novidades
A nova BMW R 1300 GS apresenta diversas novidades, como radar adaptativo de velocidade com indicação de ponto cego e aprimoramento do controle variável de válvulas (Shift Cam). Em adição, um novo design com bloco de farol não assimétrico, quadro, escape e aerodinâmica com spoilers de ângulos variáveis etc. Além disso, o modelo conta com um painel em tela TFT colorida de 10,25 polegadas.
A R 1250 GS Ultimate Edition é uma despedida honrosa, com componentes feitos à mão em alumínio anodizado e equipamentos da marca Option 719, uma espécie de grife de acessórios da BMW. Assim, o motor de dois cilindros boxer de 1254 cm3 vem repleto de tecnologia, com pacote Dynamic. Ele inclui ajuste eletrônico de suspensão (ESA), modos de pilotagem Pro e assistente de troca de marchas (quick shifter).
Além disso, o pacote Touring que inclui piloto automático (cruise control), preparação para navegação, protetores de mão e suporte para malas. O pacote Confort tem punhos aquecidos, chave inteligente de presença e escape Akrapovic em titânio com fibra de carbono.
![BMW R 1250 GS](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/05/BMW-R-1250-GS-Praia-1024x683.jpg)
A iluminação 100% em LED, com faróis auxiliares, rodas raiadas em preto e barras de proteção do motor também fazem parte da Ultimate Edition.
Aliás, a BMW celebrou a produção de 100 mil motos no Brasil com o modelo R 1250 GS Adventure GS Trophy. A fabricante instalou-se no parque industrial da Dafra em 2009, inaugurando sua própria fábrica em Manaus (AM) em 2016, a única fora da Alemanha dedicada exclusivamente a motos.
A primeira BMW GS (Gelande Strasse, ou Campo e Cidade) foi lançada em setembro de 1980, com motor de dois cilindros contrapostos, ou boxer, com 798 cm3 e 50 cv, refrigerado a ar. Desde então, o modelo evoluiu constantemente, tendo vencido o badalado Rally Paris Dakar, sempre com o prefixo “R”, que caracteriza os motores boxer.
Boas vindas à BMW R 1300 GS
![BMW R 1300 GS](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/05/BMW-R-1300-GS-1024x576.jpg)
A BMW registrou as versões R 1300 GS, R 1400 GS e M 1300 GS. A nova moto R 1300 GS terá três versões e fará parte da linha GS, modelo mais vendido mundialmente pela marca. A exemplo das versões F 750 e F 850 GS, que possuem o mesmo motor de dois cilindros em linha, mas com potência eletronicamente diferentes. A nova moto R 1300 GS deve seguir a mesma linha.
As versões R 1300 e 1400 GS também devem compartilhar o mesmo motor, mas com aplicações distintas, como mais e menos off-road. Outra possibilidade é que a versão Adventure, com tanque maior e outros requintes, seja substituída pela versão M 1300 GS, abrindo uma nova divisão.
O novo modelo apresenta um visual renovado, com farol em um bloco único e quadro em tubos de aço. Inclusive, com nova geometria mais baixo, transmissão final por cardã e monobraço na suspensão traseira. O novo escape terá ponteira com dupla saída, a eletrônica será refinada e o enorme painel em tela TFT colorido virá da linha de carros da marca.
Em resumo, a BMW lançou a edição limitada R 1250 GS Ultimate Edition, que pode ser a despedida do modelo, já que a marca apresentará em breve a nova R 1300 GS com diversas melhorias tecnológicas. A nova BMW apresenta diversas inovações, como radar adaptativo de velocidade com indicação de ponto cego, aprimoramento do controle variável de válvulas (Shift Cam) e um novo design.