A BMW R 1250 RT é a moto touring mais impressionante na disputa tecnológica do motociclismo, pois incorpora um novo sistema de controle de cruzeiro adaptativo controlado por radar. No Brasil, esse sistema é mais conhecido como piloto automático, algo já bem usado em carros. A BMW se destaca ao ser a primeira a integrá-lo em uma motocicleta, utilizando uma plataforma Bosch.
Desse modo, a versão 2023 da BMW R 1250 RT vem repleta de tecnologia embarcada, com o objetivo de aumentar a confiança, a segurança e o prazer de pilotar, permitindo que o piloto foque plenamente na jornada. Quer conhecê-la melhor? Venha com a gente!
O lendário motor da BMW R 1250 RT está ainda melhor!
Os engenheiros da BMW estão continuamente aprimorando seu lendário motor boxer de dois cilindros para atender aos mais altos níveis de sofisticação. Para isso, utiliza-se uma ECU de tecnologia avançada para cumprir os requisitos de emissões Euro5. O motor da RT mantém sua potência impressionante de 136 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 14,4 kgf.m a 6.250 rpm, com uma generosa entrega de torque a partir das 2.000 rpm. Com um pico de 12,2 kgf.m em apenas 3.000 rpm, esse conjunto proporciona ultrapassagens seguras e saídas de curvas emocionantes.
Além da eletrônica avançada, esta nova geração do motor apresenta válvulas maiores e corpos de aceleração de 52 mm com dois bicos injetores, o que contribui para seu desempenho excepcional. O motor é verdadeiramente fascinante em todas as faixas de rotação, respondendo instantaneamente ao menor toque no acelerador, independentemente da velocidade. A entrega magnífica de torque é uma vantagem tanto na cidade quanto na estrada.
Sistema de freios inteligente e inovador
O sistema de freios Full Integral ABS Pro da BMW é um avançado sistema de frenagem que atua em todo o sistema com a alavanca de freio dianteiro ou o pedal de freio traseiro. Em adição, as pinças dianteiras Hayes de quatro pistões, em conjunto com os discos de 320 mm, e o disco traseiro de 276 mm, com uma pinça flutuante de dois pistões.
Ambos trabalham em conjunto para aplicar a força de frenagem com base nas solicitações do piloto, levando em consideração o ângulo de inclinação da motocicleta. Esse sistema automático calcula a força necessária em cada roda em questão de frações de segundo.
Além disso, o controle de tração dinâmico também passou por melhorias e inclui agora o controle de partida em subidas. Além disso, pode ser integrado aos quatro modos de pilotagem disponíveis e, opcionalmente, ao modo Pro.
Chassi com medidas preventivas
A estrutura do chassi da BMW R 1250 RT é de alumínio, utilizando o motor como parte integrante e fixando a parte traseira com parafusos para facilitar eventuais reparos. O conjunto de suspensões ESA (Electronic Suspension Adjustment) é totalmente ajustável e incorpora os exclusivos sistemas Paralever na dianteira e Telelever na traseira. Assim, são gerenciados pelo sistema eletrônico Dynamic ESA Next Generation. O sistema Paralever evita o mergulho da frente durante as frenagens, enquanto o Telelever mantém a traseira estável.
Isso garante que a roda dianteira permaneça em contato com o solo. A motocicleta R 1250 RT vem equipada com pneus radiais de alta qualidade, sendo 120/70-17 na roda dianteira e 180/55-17 na roda traseira. A direção é firme, precisa e estável, mesmo em velocidades de 200 km/h em estradas com bom asfalto.
Inclusive, o assento do piloto possui regulagem de altura em dois níveis. Além disso, tanto o assento do piloto quanto o do garupa são aquecidos, assim como as manoplas do piloto, proporcionando conforto mesmo em dias mais frios.
As novas tecnologias inovadoras da BMW R 1250 RT
A R 1250 RT apresenta novidades para quem ama tecnologia. Primeiramente, ela tem duas centrais eletrônicas distintas: uma para gerenciar as funcionalidades dinâmicas e outra exclusiva para o motor. Embora operem de forma independente, essas centrais estão interligadas, trabalhando em cooperação uma com a outra. Todo o gerenciamento funciona através da avançada unidade IMU (Unidade de Medição Inercial) de seis eixos da Bosch, proporcionando níveis de segurança e conforto sem precedentes em uma motocicleta.
O novo sistema de controle de cruzeiro adaptativo, também conhecido como piloto automático, não apenas atua no acelerador, mas também no sistema de frenagem. Ele garante que a velocidade selecionada não exceda o limite e possui a capacidade de ajustar a velocidade da R 1250 RT em relação ao veículo à frente. Isso mantém uma distância constante determinada pelo piloto por meio de um interruptor localizado no punho esquerdo. Todas essas informações aparecem em um ícone no painel TFT de 10,25 polegadas da motocicleta. Essa ampla tela também oferece acesso ao sistema de conectividade, ao sistema de navegação, aos aplicativos de assistência e segurança, além da eletrônica de gerenciamento dinâmico da motocicleta.
O novo painel TFT possui um revestimento antirreflexo, garantindo uma leitura perfeita em todas as condições de iluminação. Além disso, integra a conectividade com o smartphone do piloto. Na carenagem frontal, há um compartimento que permite o armazenamento do aparelho e o carregamento de sua bateria por meio de um sistema indutivo ou por uma tomada USB. Como opcional, também estão disponíveis um sistema de áudio e faróis de LED adaptativos para curvas, como parte do pacote eletrônico.
Em conclusão, a BMW R 1250 RT oferece uma combinação excepcional de conforto durante a pilotagem, dinâmica esportiva e tecnologia altamente sofisticada. Ela é perfeita para explorar as estradas, percorrer longas distâncias, conhecer pessoas, vivenciar novas experiências e compartilhar histórias. Proporcionando assim uma viagem confortável e permitindo que você se concentre totalmente na jornada.