BMW R12: a nova cruiser que une o clássico e o moderno

Uma adição recente ao catálogo internacional da renomada marca alemã é a BMW R12, um modelo que gerou muitos rumores ao longo do ano e acaba de ser oficialmente revelado pela renomada marca bávara.

De acordo com a BMW, a nova moto apresenta um design clássico, unindo o icônico motor boxer a tecnologias modernas, além de um conceito que oferece aos proprietários uma ampla gama de opções de personalização. Portanto, venha conhecer detalhes mais específicos sobre a R12 nas próximas seções deste artigo.

O motor famoso da BMW R12

A recém-lançada BMW R12 é impulsionada pelo prestigiado motor bicilíndrico boxer de 1.170 cm³, equipado com sistema de refrigeração mista, utilizando ar e líquido. Este motor, que apresenta duplo comando de válvulas, é capaz de gerar 95 cv a 6.500 rpm.

Entre as inovações, a R12 destaca-se pela inclusão de uma caixa de ar totalmente integrada sob o selim. Enquanto isso, o sistema de escape segue o estilo Twin Pipe, com duas saídas em formato de cone invertido posicionadas à esquerda da motocicleta.

Visual compacto e clássico

O design do tanque da BMW R12 remete às cruisers fabricadas pela marca alemã na década de 1970. Assim, apresentando uma forma de gota e uma capacidade de 14 litros de combustível.

A estética harmoniza-se de maneira excelente com o assento, situado a apenas 754 mm do solo, e com o para-lamas dianteiro rebaixado. O peso declarado em condições de prontidão é de apenas 227 kg, conferindo à motocicleta uma relativa leveza para uma cruiser.

Freios e chassi

O sistema de freios da BMW R12 recém-lançada inclui pinças monobloco de 4 pistões na roda dianteira, em conjunto com discos flutuantes de 310 mm. Na roda traseira, o sistema utiliza um disco de 265 mm e pinça de 2 pistões. Em adição, as rodas têm um diâmetro de 19 polegadas na frente e aro de 16 polegadas na traseira, sendo equipadas com pneus 100/90 na parte dianteira e 150/80 na traseira.

A BMW Motorrad desenvolveu um novo quadro para a R12, construído em estrutura tubular de aço, conferindo à moto uma estética clássica e clean. Assim, a chassi auxiliar traseiro é fixado ao principal, e as suspensões apresentam um garfo dianteiro invertido e um amortecedor traseiro Paralever. Ambos com um curso de 90 mm.

A tecnologia prática

No que diz respeito à questão tecnológica da atualidade, a R12 oferece dois modos de pilotagem (Rock e Roll), sistema ABS Pro que atua em ambas as rodas, controle de tração dinâmico, tomada USB, painel digital com conectividade Bluetooth e iluminação totalmente em LED.

Preço e lançamento da BMW R12

Disponível em três escolhas de cores, a nova BMW R12 será lançada no mercado europeu com um preço inicial de 15.900 euros, equivalente a aproximadamente R$ 85 mil em uma conversão direta. Até o momento, não há informações sobre a possível chegada desse modelo ao mercado brasileiro.

Em resumo, a BMW R12 apresenta-se como uma cruiser de destaque, unindo o charme clássico das cruisers dos anos 1970 com a tecnologia moderna da BMW Motorrad. Com seu poderoso motor boxer, design elegante, características eletrônicas avançadas e uma variedade de opções de personalização, a R12 oferece uma experiência única aos entusiastas de motocicletas. Com um preço inicial competitivo no mercado europeu, resta aguardar para descobrir se essa notável cruiser encontrará seu caminho até o mercado brasileiro.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp

Artigos Semelhantes