Hoje, dia 4 de outubro, a Honda lançou na Europa a Honda Africa Twin CRF 1100L, edição 2024. Tanto a variante “padrão” quanto a Adventure Sports passaram por notáveis transformações em termos de estética, desempenho e engenharia de chassis.
Confira quais são as novidades nas duas versões da Honda Africa Twin: seu visual, aspectos técnicos, performance e outras inovações!
Alterações no motor da Honda Africa Twin 2024
A linha Africa Twin permanece equipada com um motor de dois cilindros paralelos de 1.084 cm³, mas para o ano de 2024, o bicilíndrico passou por modificações em sua configuração de comando de válvulas, na taxa de compressão e na unidade de controle eletrônico (ECU). Estas alterações não resultaram em um aumento de potência, que continua a ser de 101 cv na versão europeia, mas trouxeram um acréscimo notável no torque do motor.
Na nova Africa Twin, o torque máximo atinge 11,42 m.kgf, representando um aumento de 7% em relação ao modelo anterior. Além disso, o torque agora está disponível em rotações mais baixas, a 5.500 rpm, em vez de 6.250 rpm como na versão anterior.
As mudanças no sistema de escape também desempenham um papel importante no aprimoramento do desempenho. Conforme afirmado pela Honda, o novo escapamento produz um som pulsante em baixas rotações e um tom grave à medida que as rotações do motor aumentam.
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Nova-Honda-africa-twin-CRF-1100L-2024-tem-preco-inicial-de-R-81-mil-1024x750.jpg)
Mudanças no visual e pilotagem
No que se refere à estética, as alterações mais visíveis incluem uma sutil modificação na parte superior das abas laterais, próxima ao tanque, uma nova moldura nos faróis dianteiros com recortes laterais distintos – e consequentemente, um para-brisa que aparenta ser mais largo – e tampas laterais da rabeta que agora se estendem por uma parte do sub-quadro traseiro anteriormente exposto.
No entanto, uma mudança mais significativa ocorreu na versão Adventure Sports, onde a roda dianteira de 21 polegadas foi substituída por uma de 19 polegadas. Além disso, o curso das suspensões foi ligeiramente reduzido.
Essas modificações servem para aprimorar o desempenho da moto em estradas pavimentadas, já que esta versão é boa para viagens longas em terrenos bem conservados, enquanto o modelo padrão é mais voltado para todo tipo de terreno, mantendo, assim, a roda dianteira de 21 polegadas.
O upgrade do sistema DCT
Ambas as versões estão disponíveis com uma escolha de transmissão manual ou uma transmissão automática de dupla embreagem (DCT). No entanto, na Honda Africa Twin 2024, o sistema DCT passou por aprimoramentos visando aproveitar o aumento de desempenho do motor. Isso resulta em reduções de marchas mais precoces.
Além disso, o sistema se beneficia de uma detecção de curvas melhorada e ajustes na relação entre a primeira e a segunda marcha. Isso é ótimo para uma moto aventureira.
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/10/honda-africa-twin_2024_10_04102023_56292_960_720-1.jpg)
Esses modelos têm previsão de chegada às concessionárias europeias até o término deste ano, embora ainda não haja informações sobre quando estarão disponíveis no mercado brasileiro.
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