Desde sua estreia mundial em 1998, a Honda CB600F Hornet rapidamente se transformou no objeto de desejo de toda uma geração, tida como uma das melhores motos da Honda. Curiosamente, o nome “Hornet” (Vespa) foi adotado apenas na Europa e no Brasil, devido ao fato de que nos Estados Unidos esse nome já estava registrado pela Chrysler. Nos EUA, o modelo era conhecido como Honda 599.
Em dezembro de 2004, quando a CB600F Hornet estreou no Brasil, ela conquistou imediatamente uma audiência diversificada. A moto atraiu entusiastas de superesportivas devido ao seu impressionante desempenho, com uma velocidade máxima que superava os 200 km/h. Além disso, também cativou aqueles que valorizavam o design inspirador e agressivo. Uma das características mais distintas da Hornet era o seu escape 4 em 1 elevado, saindo à direita da rabeta.
Hoje nós iremos fazer uma viagem no tempo, relembrando as gerações e as características técnicas da Honda CB600F Hornet ao longo dos anos. Então, vem com a gente!
Honda CB600F Hornet – 1ª geração: potência alta e preço baixo
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/09/honda-cb600f-hornet-1998.jpg)
A nova naked da Honda era verdadeiramente excepcional: seu motor, proveniente da superesportiva CBR 600F, passou por uma leve suavização, mas ainda assim entregava impressionantes 96,5 cv de potência máxima, praticamente o dobro da potência de outro sucesso da Honda naquela época, a CB500.
A CB600F Hornet, poderosa mas controlada, oferecia uma pilotagem acessível e extrema agilidade, contando com freios e suspensões de alta qualidade, tudo isso a um preço mais competitivo em relação às suas concorrentes. Além disso, para uma moto tão potente, o consumo da Hornet era surpreendentemente econômico.
Honda CB600F Hornet – 2ª geração: mais leve e elegante
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/09/honda-cb600f-HORNET-2008-1024x830.jpeg)
Em 2008, a Honda lançou a segunda geração da Hornet, uma versão na qual a marca decidiu elevar ainda mais o padrão. Em vez do aço utilizado no chassi monotrave da geração anterior, optou-se pelo uso do mais leve alumínio, resultando em uma Hornet 5 kg mais leve do que sua predecessora.
O motor de nova geração, herdado da CBR 600RR, trouxe uma grande inovação ao substituir os carburadores pela injeção eletrônica PGM-FI. Isso impulsionou a potência máxima para 105 cv. No aspecto da ciclística, a suspensão dianteira passou a ser invertida, e ocorreu o surgimento da opção pelo sistema de frenagem C-ABS.
Essa segunda geração também se revelou um grande sucesso. O design bem-sucedido da versão original deu lugar a linhas mais modernas e extremamente agressivas. Vale o destaque para o conjunto ótico dianteiro e o escape 4 em 1, que agora apresentava uma ponteira compacta e elegante, saindo por baixo do motor.
Mantendo sua inconfundível personalidade, esta nova geração da Hornet conservou o DNA de sua antecessora, porém, tornou-se ainda mais caracterizada como uma “streetfighter”.
Honda CB600F Hornet – 3ª geração: cheia de personalidade digital
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/09/honda-cb600f-hornet-2011.jpg)
No final de 2011, marcou o lançamento da terceira e última geração da Hornet no Brasil. O motor e a estrutura permaneceram inalterados, uma escolha inteligente, uma vez que não havia críticas a fazer em nenhum desses aspectos.
As novidades surgiram no painel, que se tornou totalmente digital, na traseira com um novo design (com iluminação em LED) e no sofisticado conjunto ótico frontal. O conceito de formato trapezoidal, que começou na segunda geração, elevou-se ao extremo. Isso acrescentou à derradeira Honda CB600F Hornet uma dose extra daquilo que ela sempre teve em abundância: personalidade em duas rodas!
Recordista de vendas e de pesquisas no Brasil
As vendas somaram um total de 47.832 unidades da Hornet no Brasil, desde o final de 2004 até o encerramento de sua produção em Manaus, AM, no final de 2014. Todas as gerações desse modelo são amplamente reverenciadas, transformando as Hornet em motocicletas de grande valor de revenda e altamente desejadas. Elas conquistaram um status especial como objetos de colecionador, o que é totalmente merecido devido à excelência do seu projeto.
Para você ter uma ideia, até hoje, 2023, a Honda CB600F Hornet é a moto mais pesquisada na categoria seminova do ranking Webmotors Autoinsights. Essa sim é um grande clássico!