Kawasaki Ninja ZX-4R chega ao Brasil com motor inédito

A grande empresa japonesa acaba de lançar no mercado brasileiro a nova Kawasaki Ninja ZX-4R, uma moto esportiva de alta performance que promete conquistar os amantes de velocidade e adrenalina. Com um design poderoso e tecnologia de ponta, a Ninja ZX-4R é uma das mais aguardadas novidades do mercado de motos esportivas, juntamente com a Yamaha R15.

Neste artigo, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre a nova Kawasaki Ninja ZX-4R, desde suas características e seu preço até a sua ficha técnica e lançamento no Brasil. Então, nos acompanhe por aqui até o final para não perder informações importantes!

O motor exclusivo da Kawasaki Ninja ZX-4R

A Ninja ZX-4R é uma moto esportiva única em sua classe, pois possui um motor de quatro cilindros em linha, mesmo com somente 400 cc e com uma capacidade cúbica de apenas 399 cm³. Embora seu tamanho seja compacto, o motor DOHC é capaz de atingir rotações extremamente altas, o que é uma característica típica dos motores com essa configuração.

De acordo com a Kawasaki, o motor da Ninja ZX-4R pode girar acima de 15.000 rpm. Graças a essa configuração de motor, o novo modelo oferece quase o dobro da potência da Ninja 400, que atualmente está disponível no Brasil.

Na ficha técnica divulgada, a ZX-4R possui uma potência máxima de 77 cv a 14.500 rpm (80 cv com o uso do sistema RAM Air para a indução direta de ar) e um torque de 4,0 kgf.m a 13.000 rpm.

A tecnologia de superbike

A Kawasaki Ninja ZX-4R é uma moto que apresenta recursos impressionantes dignos das superbikes. Um dos destaques é o seu pacote tecnológico completo, que inclui ABS e quatro modos de pilotagem (Road, Rain, Sport e Rider, este último configurável), incorporados ao controle de tração.

Como um diferencial nas versões SE e RR, a Kawasaki adicionou o KQS (Kawasaki Quick Shifter), um sistema que permite trocas de marcha, tanto para cima quanto para baixo, sem a necessidade de acionar a embreagem.

Para completar, a moto possui iluminação full-LED, proporcionando uma visibilidade aprimorada.

Chassi e freios resistentes

O modelo possui um chassi de aço em treliça que abriga um conjunto de suspensão de alta qualidade. Na parte dianteira, apresenta um garfo telescópico invertido Showa BFF-SP, enquanto na traseira possui um monoamortecedor fixado horizontalmente por links.

Para garantir uma eficiente capacidade de frenagem em seus 188 kg, a Kawasaki Ninja ZX-4R utiliza dois discos flutuantes de 290 mm de diâmetro na roda dianteira, equipados com pinças monobloco de fixação radial.

Na roda traseira, há um disco simples de 220 mm de diâmetro, acompanhado por um sistema de freios ABS de dois canais. Basicamente, tudo isso significa que a “Ninjinha” tem tudo para ser considerada uma das melhores motos do Brasil.

Painel com conectividade

A Kawasaki ZX-4R possui um painel com uma tela colorida TFT LCD de 4,3 polegadas, semelhante aos painéis encontrados nos modelos maiores da marca. Além disso, o painel possui conectividade Bluetooth para smartphones, permitindo a integração com o aplicativo Rideology.

Essa tecnologia oferece uma ampla gama de informações sobre a motocicleta, proporcionando uma experiência de pilotagem mais avançada e completa.

Lançamento e preço polêmico

Embora já tenha sido lançada oficialmente durante o Festival de Interlagos, a Kawasaki Ninja ZX-4R chegará às concessionárias brasileiras somente no mês de outubro. Enquanto isso, o seu preço está sendo considerado salgado por muitos: R$ 55.990, incluindo o frete.

Para finalizar, no mesmo evento, a empresa também confirmou a nova Kawasaki Eliminator 450, que tem previsão de chegada ao Brasil em 2024.

Ficha técnica da Kawasaki Ninja ZX-4R

Motor:

  • Configuração: 4 cilindros em linha, 4 tempos
  • Cilindrada: 399 cm³
  • Arrefecimento: líquido
  • Alimentação: injeção eletrônica
  • Potência máxima: 77 cv (80 cv com Ram Air) a 12.000 rpm
  • Sistema de admissão variável

Dimensões:

  • Comprimento: 990 mm
  • Largura: 765 mm
  • Altura: 110 mm
  • Distância entre-eixos: 1.380 mm
  • Altura do assento: 800 mm
  • Altura do solo: 135 mm
  • Peso seco: 188 kg

Chassi:

  • Tipo: treliça de aço de alta resistência

Freios:

  • Dianteiro: disco duplo de 310 mm com pinças radiais de 4 pistões
  • Traseiro: disco simples de 220 mm com pinça de 1 pistão
  • Sistema de freios ABS de alto desempenho

Suspensão:

  • Dianteira: garfo telescópico invertido com ajuste de compressão e retorno
  • Traseira: monoamortecedor a gás com ajuste de pré-carga e retorno

Transmissão:

  • Caixa de câmbio: 6 marchas

Tanque:

  • Capacidade: 15 litros

Pneus:

  • Dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W)
  • Traseiro: 160/60ZR17M/C (69W)

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