Nasce a rival da Harley-Davidson Nightster: a custom BMW R 12!

O mercado de moto custom logo irá receber um novo membro: a BMW R 12 está a caminho e em breve estará disponível, ocupando uma posição ligeiramente inferior à sua irmã mais robusta, a R 18. Isso permitirá à BMW competir de forma mais eficaz com modelos como a Harley-Davidson Nightster.

Hoje você irá descobrir todas as novidades sobre a nova custom BMW R 12, que promete rivalizar a icônica Harley-Davidson Nightster!

A breve história da BMW R 12

É importante destacar que, em dezembro de 2021, a BMW oficialmente registrou o nome R 12 na Alemanha. No ano subsequente, estendeu o registro para diversos países na Europa e Ásia, além de incluir a variante R 12 S. Tanto que ela já possui a BMW R 1250 RT, por exemplo.

Os jornalistas do site alemão Motorrad Online solicitaram ao renomado designer Kar Lee que criasse projeções da R 12, e mais uma vez, o artista superou as expectativas.

O que anteriormente era apenas especulação agora se tornou uma realidade certa: a partir de 2024, a novíssima BMW R 12 estará disponível nas concessionárias. Essa motocicleta personalizada alemã apresenta algumas semelhanças com os modelos Street Bob, Softail Standard e Nightster 975 da Harley-Davidson. Assim, o mercado está prestes a testemunhar uma emocionante competição.

Novidades no motor

Entre suas características notáveis, merece menção que a futura BMW R 12 terá um peso de 229 kg. Ela contará com o mesmo motor boxer refrigerado a ar e óleo que equipa a R nineT. A potência desse motor permanecerá constante, com 95 cv atingidos a 6500 rpm.

Para os entusiastas de moto custom clássica, o valor do torque muitas vezes supera a potência máxima em importância. No caso da vindoura cruiser alemã, o torque atingirá 11,2 kgf.m, situando-se em um ponto intermediário entre as especificações da H-D Nightster e os modelos Street Bob e Softail Standard.

Outros recursos e considerações

Quanto ao sistema de frenagem, a fabricante alemã escolheu equipar a moto com dois discos dianteiros que possuem o EBV (Electronic Brake Variation – Distribuição Eletrônica de Frenagem) e ABS. Isso permite um desempenho eficaz nas curvas.

Além disso, a roda dianteira tem um diâmetro de 19 polegadas, e a distância entre eixos permanece constante em 1520 mm. Uma das incógnitas atuais reside na interpretação do nome patenteado, R 12 S, e se este se refere a um modelo distinto ou à mesma motocicleta com alguns acessórios adicionais.

E aí, acha que a BMW R 12 vai ser uma rival à altura da Harley-Davidson Nightster?



Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp

Artigos Semelhantes