A Royal Enfield Meteor 350 foi lançada no mercado brasileiro durante o meio do ano de 2021 e imediatamente ganhou destaque no segmento cruiser, estabelecendo-se entre a Haojue Chopper Road e a Kawasaki Vulcan S 650 como a única opção de média cilindrada nessa categoria. Além disso, seu principal objetivo foi substituir os antigos modelos 500 da marca indiana no mercado brasileiro, e ela tem desempenhado essa tarefa com excelência.
Atualmente, a Meteor 350 é a motocicleta mais vendida da Royal Enfield no Brasil, registrando 2.246 unidades vendidas no acumulado de 2021 e 750 emplacamentos entre janeiro e março de 2022, de acordo com a Fenabrave.
Hoje você irá descobrir por que a Royal Enfield Meteor 350 é tão amada e vendida no país. Leia tudo para conhecer seu design e características técnicas!
O charmoso motor da Royal Enfield Meteor 350
A Meteor 350 apresenta um motor monocilíndrico de duas válvulas, refrigeração a ar, e seu câmbio conta com cinco marchas. Exteriormente, o motor lembra os antigos motores monocilíndricos de cabeçote largo, com uma aparência volumosa. Seu acabamento é de alta qualidade, com pintura preta e aletas escovadas na ponta. O design da motocicleta é requintado e extremamente atraente, como a sua sucessora Super Meteor 650.
Aqueles que experimentam uma moto com motor de 350 cm³, 20,2 cv de potência máxima e 2,7 kgf.m de torque máximo não devem esperar um desempenho excepcional. É importante ressaltar que ela possui suas limitações, no entanto, é mais do que suficiente para uma condução tranquila, tanto na cidade quanto na estrada.
Design ergonômico e clássico
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Ao observar a Royal Enfield Meteor 350, os detalhes e a qualidade do acabamento são imediatamente perceptíveis. A pintura, os cromados, o banco e os encaixes foram cuidadosamente trabalhados. A Meteor tem uma aparência estreita, com um banco baixo de 765 mm, tornando fácil montar nela.
O banco é amplo, macio e extremamente confortável. A posição de pilotagem é neutra e relaxada. A distância entre o corpo e o guidão, combinada com as pedaleiras ligeiramente avançadas, acomodam uma ampla variedade de biotipos.
Chassi e performance
A Royal Enfield projetou um chassi de berço duplo de forma que a parte dianteira do motor é fixada em uma seção inicial do chassi, usando dois parafusos e dois coxins. Segundo a fábrica, essa configuração aumenta a rigidez do conjunto. Na prática, ao percorrer estradas sinuosas no interior, a moto se mostrou bem equilibrada, extremamente leve e fácil de pilotar, proporcionando muita diversão nesse cenário.
No entanto, ao circular pela cidade, especialmente em trechos com muitos buracos ou em ruas de paralelepípedos, as suspensões parecem um pouco rígidas demais, transferindo boa parte dos impactos para o corpo do piloto. Na suspensão traseira, é possível ajustar a pré-carga da mola em seis posições diferentes, o que pode ajudar a suavizar a rigidez na parte de trás.
Sistema de freios com boa pegada
O sistema de freios da nova Royal Enfield Meteor consiste em dois discos com ABS de dois canais. Na roda dianteira, o disco possui 300 mm de diâmetro e uma pinça flutuante de dois pistões, enquanto na roda traseira, o disco tem 270 mm e uma pinça de pistão único. Assim, o sistema de freios opera de maneira eficaz, fornecendo uma boa resposta.
No início da viagem, pode parecer um pouco estranho, mas à medida que os quilômetros avançam, melhora e se torna mais eficiente. Ele é capaz de conter os 191 quilos da moto e transmitir segurança durante a pilotagem.
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Em conclusão, a Royal Enfield Meteor 350 possui design e recursos técnicos que são capazes de atrair novos motociclistas, tanto aqueles que desejam fazer uma transição para uma categoria diferente, quanto os que estão ingressando no mundo das motocicletas e desejam se destacar na multidão.