SE1: a divertida scooter elétrica Shineray para trajetos rotineiros

O número de transportes elétricos está em constante expansão pelo mundo, e o Brasil não fica atrás nessa tendência. No caso das motocicletas, a popularidade dos veículos elétricos também está em ascensão, com a Shineray fazendo grandes investimentos nesse segmento. Isso significa uma ampla variedade de modelos, desde scooters até motocicletas e outros veículos de duas rodas eletrificados, voltados para a mobilidade urbana. Assim, um dos modelos que a fabricante está promovendo nesse cenário é o SE1, uma scooter elétrica Shineray projetada para proporcionar praticidade em deslocamentos urbanos do dia a dia.

Hoje você irá descobrir os aspectos técnicos, ergonômicos, ciclísticos, práticos e muito mais sobre a SE1, a scooter elétrica Shineray que promete facilitar a vida dos pilotos urbanos!

O motor na roda e as baterias dessa scooter elétrica Shineray

A Shineray SE1 vem equipada com um motor de 2.000 watts localizado na roda traseira, juntamente com uma bateria de 60 volts e 23,4 ampères-hora, proporcionando uma autonomia de até 40 quilômetros. Essa autonomia varia conforme os três modos de entrega de potência que você escolher para sua viagem.

É importante destacar que a moto tem a capacidade de acomodar duas baterias no compartimento sob o banco. Isso pode dobrar a autonomia, embora essas baterias não funcionem simultaneamente. Quando a carga da primeira se esgotar, é necessário desconectá-la e conectar a segunda para continuar a utilização.

Ao ligar a chave de ignição, o silêncio predomina, e apenas o pequeno painel LCD com caracteres brancos e legíveis se ilumina. Nesse painel, à esquerda, você encontra o indicador de carga da bateria. No centro, o velocímetro; e à direita, a seleção do modo de entrega de potência. Logo abaixo, são exibidos o tempo de uso da bateria a partir da partida e o hodômetro parcial (que se alterna com o hodômetro total quando a scooter está parado).

As baterias da scooter elétrica Shineray têm um tempo de recarga completa de 6 a 8 horas. A recarga pode ser feita através do carregador fornecido, conectado a uma tomada residencial simples de 110 ou 220 volts. Além disso, é possível remover a bateria da scooter e levá-la para dentro de casa para carregá-la. Ou você pode conectar o cabo do carregador à tomada localizada na frente do banco da scooter.

O design e a ergonomia

O design da scooter elétrica Shineray SE1 é notavelmente atraente, destacando-se pelo escudo frontal de beleza marcante e pela luz de circulação diurna (DRL) em LED. Ela assume a forma de um “X” e é um traço distintivo que chama bastante atenção, especialmente à noite, quando todos os LEDs estão acesos.

Assim como outros modelos de moto elétrica urbana, a Shineray SE1 impressiona por sua compacidade, leveza e facilidade de acesso. Ao montar nele, você imediatamente percebe a ótima ergonomia e a generosa área no cockpit, proporcionando um encaixe confortável para a pilotagem. Levantar o descanso lateral confirma o baixo peso da scooter, e ao colocá-lo em movimento, você é recebido apenas pelo som suave do movimento.

Esta scooter elétrica Shineray também vem equipada com um alarme que pode ser ativado por meio de um chaveiro, semelhante ao usado em carros. Com ele, você pode travar o sistema, que bloqueia a roda traseira através do motor. Além disso, é possível acionar e desativar o alarme sonoro caso haja qualquer movimento da moto quando ela estiver estacionada.

O chassi e a ciclística

Apesar da simplicidade em sua construção, com suspensões convencionais de bengala na frente e dois amortecedores na traseira, o conjunto demonstrou ser notavelmente competente e proporcionar um alto nível de conforto. De fato, o fato de a SE1 ser uma scooter confortável foi um dos aspectos que mais impressionaram.

A leveza da scooter elétrica Shineray, com seus 86 kg, alivia o esforço das suspensões ao absorver as irregularidades do asfalto. O banco também contribui para o conforto devido à sua densa espuma. As vibrações no guidão, comuns em scooters, são minimizadas e pouco perceptíveis.

As rodas de liga leve com aro de 12 polegadas, calçadas com pneus 90/90, tornam os movimentos de inclinação rápidos. Isso pode requer um certo ajuste e controle, mas os pneus proporcionam excelente aderência e transmitem confiança ao pilotar.

Em avenidas de São Paulo, onde a velocidade máxima permitida é de 50 km/h, o SE1 é capaz de acompanhar o tráfego, embora não haja muita margem para ultrapassagens. Nesse cenário, é importante estar atento e preparado para ceder a passagem quando necessário.

A pilotagem específica da scooter elétrica Shineray

Para iniciar a aceleração, é necessário pressionar o botão “P” localizado no punho direito, que desativa o modo de segurança ativado quando o descanso lateral é abaixado. As acelerações são rápidas, e atingir 40 km/h ocorre em um piscar de olhos, especialmente se você optar pelo modo 3, que libera toda a potência do motor.

Nesse modo, o SE1 é capaz de atingir os 60 km/h, conforme indicado no painel, embora a partir dos 50 km/h seja necessário um esforço adicional para chegar a essa velocidade.

Enfrentar subidas não é um problema para o SE1, mas em encostas mais íngremes, é preciso ter paciência, pois a potência máxima permite atingir velocidades entre 23 e 25 km/h, o que torna a subida mais demorada.

É importante se adaptar a algumas características específicas ao pilotar a Shineray SE1. Por exemplo, ao acionar o freio traseiro, o sistema interrompe a aceleração do motor, criando o efeito de freio-motor e transferindo o peso para a parte dianteira da moto. Em curvas, isso pode causar um ligeiro desequilíbrio. Já o freio dianteiro não produz essa desaceleração, facilitando manobras em curvas e em baixas velocidades. Portanto, ela não é uma scooter para quem ama fazer trajetos aventureiros. Inclusive, é necessário adotar uma abordagem diferente da utilizada em motocicletas tradicionais.

O mesmo se aplica a saídas em ladeiras. Se o freio traseiro estiver acionado, você não conseguirá acelerar a moto e precisará liberar o freio gradualmente, realizando essa operação com o freio dianteiro.

Em conclusão, a scooter elétrica Shineray SE1 é uma opção atraente e divertida, porém possui algumas restrições. Por essa razão, ela se destina especialmente a deslocamentos de curta distância ou ao uso dentro de áreas fechadas, como condomínios. Seu preço de R$ 14.990 nas lojas da Shineray Brasil não é excessivamente elevado, mas a proximidade de outros scooters a combustão pode levar o consumidor a considerar outras alternativas. No entanto, se você busca aderir à tendência da mobilidade sustentável, o SE1 representa uma escolha válida.

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