A Triumph Street Triple 765 representa uma revolução na classe das motocicletas naked de média cilindrada, graças ao seu desempenho esportivo excepcional. Afinal, ela supera muitas vezes supera até mesmo o de uma superesportiva tecnológica. Sua qualidade é impecável.
Hoje você vai descobrir os aspectos técnicos que fazem da Triumph Street Triple 765 RS uma moto naked diferenciada e bem-sucedida. Então, vamos lá!
O motor competitivo da Triumph Street Triple 765 RS
Embora o motor de três cilindros em linha da antiga Street Triple de 675 cm³ pareça bastante similar à primeira vista, uma análise mais profunda revela que é praticamente uma criação inteiramente nova. Ele tem um desempenho mais adequado para corridas do que outros da marca para moto clássica.
O motor da geração anterior já era impressionante, mas as modificações implementadas o tornaram ainda mais emocionante, resultando em um aumento de 9% na potência e no torque. Isso se traduz em respostas mais imediatas e acelerações mais rápidas, especialmente na faixa intermediária de rotação.
As mudanças cruciais que contribuíram para esses ganhos incluem um novo virabrequim, balanceiro e conjunto de embreagem, que reduziram a massa e a inércia interna. Além disso, o novo sistema de escapamento e ponteira foi completamente redesenhado para aprimorar ainda mais o desempenho do motor em rotações médias.
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/09/triumph-street-triple-765-rs-chassi-1024x576.jpeg)
O chassi atualizado
Embora o chassi possa ser o mesmo da Street Triple 675, a aparência do body kit e dos faróis é completamente nova, assim como o braço oscilante assimétrico recém-projetado, destinado a aprimorar a ação da suspensão traseira e a aderência nas curvas de saída. No entanto, a estabilidade adicional proporcionada por essas melhorias é contrabalançada pelo amortecedor traseiro Ohlins.
Na parte dianteira, as bengalas têm um diâmetro de 41 mm e um curso de 115 mm, e o desempenho do conjunto é altamente previsível, com excelente capacidade de amortecimento. A nova naked é notavelmente habilidosa em acompanhar as nuances do asfalto em condições favoráveis. Isso permite que você navegue pelas curvas de diversos raios com a agilidade de uma verdadeira máquina de competição.
A única observação a fazer é que, em pisos muito deteriorados e nas ruas cheias de buracos da cidade, a Triumph Street Triple 765 RS pode revelar-se um tanto rígida. No entanto, os pneus Pirelli Diablo SuperCorsa SP se encaixam perfeitamente com a natureza esportiva da motocicleta. É difícil causar qualquer desconforto neles, a menos que você esteja enfrentando chuva, nesse caso, é necessário ter extrema cautela ao pilotar.
O sistema de freios luxuoso
O sistema de freio é mais um componente de alta qualidade e altamente competente. Na roda dianteira, encontramos dois generosos discos de 310 mm, que são apertados por duas pinças radiais de quatro pistões Brembo M50. Essas pinças são acionadas por uma bomba radial da mesma marca. Ela oferece ajustes de altura e intensidade da pegada, características comuns em motos de competição. Na roda traseira, uma pinça flutuante atua sobre o disco de 220 mm.
O freio dianteiro é notável pelo seu toque sensível e impressionante capacidade de frenagem, sendo extremamente potente, geralmente exigindo apenas um dedo para parar a RS. No modo Track, o ABS é menos intrusivo, permitindo que a roda traseira deslize um pouco para uma pilotagem mais esportiva. Enquanto no modo Rider, você pode personalizar as configurações de acordo com suas preferências.
![](https://motoblend.com.br/wp-content/uploads/2023/09/triumph-street-triple-765-rs-painel.jpeg)
A pilotagem emocionante da Triumph Street Triple 765
Os cinco modos de pilotagem disponíveis (Rain, Road, Sport, Track e Rider) proporcionam maior facilidade durante a condução. Isso permite a personalização dos parâmetros de entrega de potência, controle de ABS e tração, este último podendo até ser desativado. No modo Rain, a potência do motor é limitada a 100 cv, proporcionando uma entrega suave. Tanto o controle de tração quanto o ABS atuam de forma bastante intrusiva, priorizando a segurança.
A Triumph Street Triple 765 RS é incrivelmente fácil de pilotar e possui um equilíbrio notável, o que faz com que o piloto se sinta imediatamente à vontade. Nos testes realizados na cidade, na estrada e na pista do Haras Tuiutí, a moto alcançou 200 km/h no final da reta e manteve-se sempre estável, transmitindo confiança. É importante destacar que em uma autoestrada com uma reta longa, a velocidade final seria ainda maior. Com estimativas sugerindo que ela poderia ultrapassar os 250 km/h, uma marca impressionante para uma motocicleta de 765 cm³.
Na estrada, você pode confortavelmente manter uma velocidade de 120 km/h sem enfrentar muita resistência ao vento. E o nível de conforto proporcionado por essa moto é insuperável quando comparado com outras nakeds da mesma categoria.
Em resumo, a Triumph Street Triple 765 RS é uma motocicleta impressionante que combina desempenho esportivo excepcional, agilidade, e versatilidade para uma ampla gama de situações de pilotagem. Com sua potência ajustável, diversos modos de pilotagem e sistema de freio de alta qualidade, ela oferece uma experiência de pilotagem envolvente e segura. Seja na cidade, na estrada ou na pista, a Street Triple 765 RS se destaca, proporcionando aos entusiastas da motocicleta uma máquina verdadeiramente emocionante e capaz de enfrentar desafios variados com facilidade.