Triumph Tiger 900 GT Pro: um presente para quem ama pilotar

Antes de tudo, é importante ressaltar que a Triumph Tiger 900 GT Pro não é simplesmente uma Tiger 800 com algumas atualizações estéticas. Ela representa uma nova geração, com um chassi completamente novo, motor novo e diversas outras mudanças. No entanto, a proposta de uso da moto permanece a mesma: ela continua sendo extremamente versátil, aprimorando todos os pontos positivos da sua antecessora.

Neste artigo, você irá descobrir as informações mais relevantes sobre a Triumph Tiger 900 GT Pro, como detalhes técnicos, visual, novidades e mais. Venha conosco!

O enérgico motor da Triumph Tiger 900 GT Pro

Uma das principais inovações é o novo motor de 888 cm³ presente na Triumph Tiger 900 GT Pro. Em geral, esse motor oferece um aumento de torque de aproximadamente 10%, com um valor de 8,87 kgf.m a 7.250 rpm, em comparação com os 7,85 kgf.m a 8.000 rpm do modelo anterior. Embora a potência permaneça a mesma, com 95 cv, a Triumph garante uma melhoria na entrega de aproximadamente 9%.

Uma novidade interessante é a sequência de centelhamento específica do motor: 1-3-2, com um intervalo de 270º. Isso resulta em respostas mais ágeis, semelhantes às de um motor bicilíndrico, e um ronco mais profundo. No entanto, não se preocupe, o distintivo “assovio” característico ainda está presente.

Renovado visual e novo quadro

O design da Triumph Tiger 900 GT Pro apresenta uma mudança significativa em relação ao modelo anterior. O farol agora possui um formato mais afilado e todo o corpo da moto foi remodelado, com um visual contemporâneo. A região onde o assento e o tanque se encontram foi reduzida, tornando a moto mais estreita, mas sem comprometer o conforto do piloto. Além disso, o tanque teve sua capacidade aumentada em um litro, passando de 19 litros para 20 litros.

O quadro da moto é totalmente novo e, de acordo com a marca, está 5 kg mais leve. O subquadro agora é fabricado em alumínio e conectado por parafusos, em vez de ser soldado. Essa nova estrutura fez com que o centro de massa da moto fosse reposicionado, ficando 40 mm mais à frente e 20 mm mais baixo.

A iluminação da Tiger 900 GT Pro é toda em LED, incluindo o farol de neblina. A bolha frontal ainda é ajustável, mas agora requer o uso de uma chave Allen para manipulação.

Otimizações e tecnologias

A Tiger 900 GT Pro, assim como a Rally Pro, possui um painel TFT de 7″ que proporciona uma excelente experiência visual. Através de um joystick localizado no punho esquerdo, é possível personalizar o estilo, cor e modo de pilotagem, entre outras opções. Além disso, a moto conta com o sistema My Triumph, que permite a integração entre o celular e o painel, possibilitando controlar a reprodução de música, ligar a GoPro, utilizar navegação e muito mais.

Em relação aos freios, antes a Tiger 900 GT Pro contava com dois discos de 305 mm, porém agora foram substituídos por dois discos de 320 mm da Brembo, equipados com pinça monobloco e bomba radial Stylema. Essa configuração proporciona uma eficiência tão elevada que é possível frear com apenas um dedo.

Nesta versão, assim como na Rally Pro, o ABS foi otimizado para curvas, recurso que anteriormente estava disponível apenas no modelo 1200 XCA. Além disso, o controle de tração também foi otimizado para curvas, algo que nem mesmo a Triumph Tiger 1200 possui.

A suspensão dianteira da Tiger 900 GT Pro é fornecida pela Marzocchi, substituindo a antiga Showa presente na linha 800. Com 180 mm de curso, a suspensão dianteira oferece ajustes de compressão e retorno manuais. Na parte traseira, a moto possui um monoamortecedor da mesma marca, com 170 mm de curso, que conta com regulagem eletrônica de pré-carga e retorno.

São quatro posições de pré-carga disponíveis, oferecendo uma ampla gama de ajustes, desde o mais confortável até o mais esportivo. O assento do piloto na versão GT Pro possui duas opções de regulagem de altura, 810 mm e 830 mm.

A incrível eletrônica embarcada da Triumph Tiger 900 GT Pro

A eletrônica embarcada na Tiger 900 GT Pro vai além do sistema de suspensões e também está presente no gerenciamento do motor. Os freios ABS otimizados para curvas e o controle de tração com a mesma aplicação foram possíveis graças à nova Unidade de Medição Inercial da Continental. Essa unidade analisa vários parâmetros por meio de sensores de balanço, inclinação, esterço e aceleração, calculando a intervenção necessária em cada ação executada pelo piloto e em cada reação apresentada pela motocicleta.

Outra novidade na Tiger 900 GT Pro são os cinco modos de pilotagem disponíveis: Road, Rain, Off-Road, Sport e Rider. O modo Rider permite a personalização dos parâmetros de acordo com as preferências individuais.

Um recurso tecnológico adicional é o quickshifter bidirecional, que permite trocas de marcha ascendentes e descendentes (reduções) sem a necessidade de utilizar a embreagem. Além disso, sensores de pressão dos pneus (TPMS) alertam caso haja perda de pressão em uma ou ambas as rodas.

A Tiger 900 GT Pro também oferece alguns mimos adicionais, como o piloto automático (cruise control) e aquecedores de manopla e assento, tanto para o piloto quanto para o garupa. Esses recursos proporcionam um nível extra de conforto durante a pilotagem, especialmente em condições de frio. Sob o assento, há uma tomada USB de 5V para carregar dispositivos móveis, e tomadas de 12V estão localizadas na parte dianteira e traseira da moto.

Em conclusão, além de criar uma moto com um design atraente e contemporâneo, a clássica marca conseguiu elevar ainda mais o desempenho esportivo e o nível de conforto da Triumph Tiger 900 GT Pro. Com uma abundância de recursos focados no prazer de pilotar e na segurança, pode levar algum tempo para explorar e compreender todas as funções, e utilizá-las de forma intuitiva.

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